fbpx

Entenda a importância de conhecer as metas de faturamento do negócio

As metas de faturamento são fundamentais para o crescimento da sua empresa. Companhias que não estipulam objetivos claros e realistas dificilmente conseguem sair do lugar. Além da dificuldade em obter resultados realmente palpáveis, muitas organizações também passam a sentir dificuldades com suas contas ou até mesmo sequer sabem qual é a saúde financeira do seu negócio.

Uma das melhores maneiras de evitar esses problemas e realmente conseguir o sucesso é monitorando algumas das principais áreas do seu negócio, especialmente aquelas que estão intimamente relacionadas as receitas da empresa.

O cálculo mais básico de todos leva em consideração somente a aquisição de clientes (você pode ou não incluir esse custo) e a entrada total de receitas no mês. Para um cálculo mais fidedigno de faturamento, é sempre indicado reduzir todos os passivos (custos) do mês para se ter uma ideia real do que verdadeiramente entrou no caixa.

Nesta postagem, falaremos mais sobre o faturamento, sem deixar de mencionar algumas das melhores práticas de gestão que podem alavancar seus resultados. Ficou interessado no assunto? Sugerimos a leitura até o final!

Identifique e acompanhe os KPIs do seu negócio

O que muitas pessoas não sabem sobre o faturamento é que, em quase todos os casos, existem marcadores de performance importantes que devem ser acompanhados e avaliados periodicamente.

Em inglês, esses pontos de performance são chamados de KPI (Key performance Indicator) e significam, em uma tradução literal, marcador-chave de performance. Na maioria das empresas, esses marcadores envolvem o acompanhamento de índices fundamentais, como número de vendas, produtividade entre outros dados que estão intimamente relacionados com o ganho de receita.

Identificar e acompanhar o KPI da sua frota é de extrema importância. Portanto, não deixe de parar e avaliar com calma quais são as principais áreas da sua empresa que realmente geram resultados e fazem a organização efetivamente funcionar.

A captação de clientes, a fidelização e até mesmo a longevidade de cada cliente também são alguns dos fatores que podem abrir seus olhos para uma gestão que busca as melhores maneiras de aumentar o faturamento.

Ficar atento a esses indicadores pode ser a diferença entre controlar seu negócio ou simplesmente observar o dinheiro que entra e sai durante os meses de funcionamento. Seja proativo e procure obter o máximo de informações possíveis para maximizar seus resultados.

Analise a realidade do mercado atual

Além da sua análise dos indicadores mais importantes, também recomendamos que você faça uma análise do seu mercado. No caso do setor de logística, é importante ver quais são os tipos de serviços mais requisitados e quais são as perspectivas para o futuro. O mesmo vale para quem trabalha com transporte.

O objetivo aqui é buscar as melhores tendências, oportunidades ou até mesmo nichos que não são explorados pela concorrência. Na maioria das vezes, essas análises podem mostrar panoramas mais completos sobre o que os clientes realmente buscam e precisam durante todo o ano.

Se adaptar para essas mudanças e gerar novas estratégias pode trazer grandes saltos na sua receita, desde que você não faça investimentos que estão muito distantes da sua capacidade financeira atual.

Lembre-se que para fazer uma boa análise é preciso contar não só com sua observação e experiência no setor, mas também com uma grande quantidade de dados que realmente corroborem com suas observações.

Note também que essa realidade pode se estender para outras questões da sua empresa como os melhores veículos para frotas mais modernizadas, os novos softwares de gestão, as novas maneiras de trabalho, novas abordagens na gestão da frota, enfim, essa análise de mercado pode ser extensa e bem profunda.

A recomendação geral é para que você verdadeiramente foque em pontos que possam aumentar a disponibilidade da sua frota e que realmente causem um impacto positivo na geração de receita. E tudo isso está atrelado ao planejamento de metas alcançáveis, que será nosso próximo tópico.

Planeje metas alcançáveis nos principais setores do seu negócio

Tudo que falamos até aqui se reduz, de certa forma, em um planejamento que deve ser capaz de ser aplicável ao longo do ano, sem grandes dificuldades. Tendo em mãos bons KPIs e uma boa análise de mercado, chegou a hora de planejar as metas que podem ser verdadeiramente atingidas no ano de 2024.

O segredo aqui é traçar um objetivo que seja realista e atingível, melhor ainda será se seu planejamento já incluir passos, estratégias ou um sequenciamento de ações para conseguir transformar esse “sonho” em realidade.

Muitas companhias trabalham com mais de uma meta e essa pode ser uma boa abordagem para quem deseja os melhores resultados. Você pode trabalhar com uma meta mínima, uma meta moderada e uma meta mais alta.

Nessa estratégia, o seu foco estará em todas as questões executivas e operacionais que geram os principais resultados. Saber trabalhar essas metas com sua equipe também pode ser uma ótima maneira de aumentar a motivação e a liderança dos seus colaboradores.

Note que a meta mínima, deve sempre ser atingível, e realista. Ao conquistá-la, é bom chamar sua equipe e demonstrar como todos foram capazes de aumentar o faturamento da empresa com pequenas mudanças. Bonificar e incluir as outras duas metas — sempre de maneira realista e de acordo com a capacidade de trabalho da equipe — é uma excelente maneira de estimular a cooperação e a produtividade entre os colaboradores.

Estenda seu planejamento para sua equipe

As opções são bem variadas e também podem se estender para a mudança de alguns cargos no seu negócio. Buscar observar os principais atuantes e as melhores performances na sua equipe pode, em tese, gerar novos postos estratégicos e de maior responsabilidade.

Entenda que todas essas questões podem afetar as metas de faturamento do seu negócio e cabe você, como gestor, entender todas as particularidades da sua empresa, do seu setor e do seu pessoal para que seu planejamento seja verdadeiramente eficaz e baseado na realidade. Fuja de grandes saltos em performance e sempre procure resultados plausíveis e que possam ser atingidos em pouco tempo. A melhora gradual dos seus resultados é muito melhor — e mais eficaz em longo prazo — do que metas irreais e frustrantes para toda sua equipe.

Gostou da postagem? Curta nossa página no Facebook e não perca nossas novas postagens!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.