fbpx

7 parques do Rio de Janeiro para curtir o dia

Quando o dia vem e surge aquele sol bonito, a maior parte dos cariocas pensam em praia. No entanto, os parques são uma ótima opção ao ar livre, seja nos dias quentes de verão, seja nos mais frescos de outono e inverno.

No meio de inúmeros programas em shopping centers, faz falta fazer algo ao ar livre de vez em quando. Os refúgios verdes trazem trilhas, espaços para praticar esportes e belas paisagens. 

Às vezes, há também atrações culturais gratuitas. Para encontrar o parque que mais tem a ver com você, nosso post vai listar o que há de melhor para você curtir o fim de semana ao ar livre. Bom passeio!

1. Parque Lage

O Parque Lage é um dos lugares mais fotografados do Rio de Janeiro. É um refúgio verde de 52 hectares, na Zona Sul, próximo do Corcovado. O que mais chama a atenção é o palacete de 1929, onde fica um restaurante e a Escola de Artes Visuais.

O acesso é gratuito. O local fica aberto todos os dias, das 8h às 18h. Dá para fazer piqueniques, trilhas e caminhadas. É de onde parte a trilha até o Corcovado, com 2h30 de caminhada.

O parque também tem como atração um aquário, que fica em uma gruta artificial. Há também uma oca em que se vende itens de artesanato indígena e uma lagoa habitada por patos. A visita ao palacete é gratuita, mas exige agendamento.

2. Parque Nacional da Tijuca

Nos anos 1960, as florestas do grande Maciço da Tijuca foram reunidas em um mesmo Parque Nacional. Assim, surgiu o Parque Nacional da Tijuca. É um pedaço preservado de Mata Atlântica na megalópole. 

Ainda hoje, dá para ver as ruínas dos pés de café e das antigas fazendas do Segundo Reinado. É nessa região que estão os maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro: Cristo Redentor, Pedra Bonita e Vista Chinesa. Há também uma gigantesca diversidade de fauna.

Há mais de 200 tipos de aves e até os raros macacos bugios, ameaçados de extinção. O espaço é preferência de quem gosta de atividades ao ar livre. Há várias trilhas, como a dos estudantes, o caminho dos artistas e o circuito das grutas.

3. Parque do Flamengo

O parque do Flamengo é a maior área de lazer do Rio de Janeiro. Tem um total de 1,3 milhões de metros quadrados. O jardim vai da Praia do Botafogo ao Aeroporto Santos Dumont, seguindo a Baía de Guanabara. 

Ele agrada a diferentes gostos, estilos e idades. Há espaços de piquenique, parquinho para crianças, setores esportivos, aparelhos de musculação e quadras para esportes. O aeromodelismo é comum no local, assim como o slackline.

É na região em que fica o Museu Carmem Miranda e o Museu de Arte Moderna. Há também o Monumento aos Pracinhas, o grupo de brasileiros que lutou na Segunda Guerra Mundial. O lugar também é útil para fotografar algumas das mais belas paisagens da cidade, como o Pão de Açúcar.

4. Parque Municipal Quinta da Boa Vista

O Parque Quinta da Boa Vista fica na Zona Norte do Rio. Seus jardins foram obra do paisagista francês Auguste Glaziou. É onde fica o Museu Nacional, que passa por uma reconstrução depois que um incêndio destruiu sua estrutura.

A região tem estátuas de figuras históricas, como D. Pedro I e D. Leopoldina. É cercada de verde, sendo um espaço chamativo para piqueniques. Há também quadras poliesportivas para quem gosta de praticar atividade física. 

Dá para passear de pedalinho ou caiaque nos lagos, ou andar pelas grutas artificiais. Recentemente, o parque passou por uma revitalização. Agora, há um mosaico de pedras portuguesas e o cuidado com os jardins e as estátuas. As calçadas e a estrutura também foram reformadas.

5. Parque Natural Bosque da Barra

O Parque Bosque da Barra tem alguns quilômetros de alamedas e pistas para caminhadas. Tem ainda um lago com 1200 metros quadrados. Dá para fazer um piquenique, apreciar a natureza ou até levar a criançada para os espaços de recreação infantil.

O espaço funciona das 8h às 17h. Aqui, você pode encontrar uma fauna rica, com cobras, garças, micos, capivaras, pássaros e jacarés. Há uma trilha arborizada que é aproveitada para quem quer correr ou pedalar. Você pode alugar triciclos e quadriciclos para rodar com os pequenos.

A vegetação incentiva os frequentadores a entrarem em contato com flores e plantas que estão em extinção. O parque tem um núcleo para educação ambiental com visitas guiadas, conscientização do público e atividades educativas.

6. Parque Natural Municipal Serra do Mendanha

Esse refúgio verde fica nas Serras do Mendanha e Quitungo. É um dos maiores pedaços de Mata Atlântica disponíveis. Além da natureza chamativa, seus frequentadores têm uma piscina natural de 700 metros quadrados. Há também um espaço para churrasqueiras e um playground com brinquedos feitos de eucalipto tratado.

Os visitantes podem conhecer duas trilhas ecológicas. Uma leva a uma torre de observação, enquanto outra dá em uma ponte de madeira. O parque não abre às segundas e funciona das 8h às 17h.

O nome vem do primeiro fazendeiro local, Luiz Vieira Mendanha. Sua fazenda foi uma das primeiras a cultivar café. O local foi um gerador de mudas usadas para reflorestar a Floresta da Tijuca. Os colonizadores chegaram na região no século XVII.

7. Parque da cidade

O Parque da Cidade tem uma mistura de Mata Atlântica e área verde reflorestada. Há espécies raras, como árvores de pau-brasil. Elas se dividem com uma riqueza de animais e montanhas que rodeiam o espaço. Seus visitantes exploram o lugar para piqueniques e relaxamento.

O Museu Histórico da Cidade também é um atrativo do parque. Ele tem 20 mil peças, com o trono de Dom João VI e as obras do artista francês Jean-Baptiste Debret. O lugar não abre às segundas e funciona das 8h às 17h.

Os parques do Rio de Janeiro são atrações naturais para moradores e turistas. É um chamariz, tanto para os viajantes que querem visitar a cidade, quanto para os que já estão lá e se cansaram dos roteiros urbanos. 

Se você quer conhecer a cidade pela primeira vez, aproveite para conhecer as TAGs de pedágio e pular filas ou passar no free flow da BR-101. Faça também uma revisão veicular para garantir uma viagem segura. Compartilhe o post nas redes sociais para seus amigos conhecerem as opções da cidade!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.