fbpx

Uso de TAGs em veículos: o que é preciso saber sobre o tema?

Esperar em uma longa fila e manusear dinheiro para passar em pedágios pode ser uma experiência frustrante, não é? Diferentemente do que muitos pensam, essa não é a única forma de pagamento e o uso de TAGs em veículos pode justamente tornar as viagens mais cômodas. Mas é possível usar o TAG em outro veículo? Quais são as vantagens de usar esse dispositivo?

Com a ajuda da Danieli Ferreira, supervisora da central de relacionamento da Move Mais, vamos tirar essas dúvidas e contar um pouco sobre como os TAGs funcionam, quais tipos de veículos podem fazer uso e alguns outros pontos importantes. Vamos lá?

O que são TAGs de pagamentos?

Os TAGs são dispositivos eletrônicos que funcionam como uma etiqueta colada no para-brisa do veículo. A comunicação é feita por meio de transponders de rádio e do leitor de pedágio.

O resultado é o pagamento do pedágio de forma eletrônica, com a abertura automática da cancela. A colagem tem característica “tamper-proof” — por isso, sua remoção também inutiliza o TAG.

Com a aproximação, há a emissão de um sinal de rádio e a cobrança acontece virtualmente. Nesse caso, você pode passar pelas cabines específicas seguindo as sinalizações da pista. 

Quais são os tipos de veículo que podem usar o TAG de pedágio?

A solução foi pensada para a maior parte dos motoristas que fazem longas viagens e não podem perder tempo em filas. “O TAG pode ser utilizado em veículos de passeios, utilitários, ônibus, caminhões e demais veículos pertencentes ao CAT 1 e superiores”, destaca Danieli.

Ainda assim, existem algumas restrições. Motociclistas, por exemplo, não podem fazer uso, já que o TAG não é instalável em motos e triciclos. A instalação é parecida para a maior parte dos veículos, exigindo apenas alguns cuidados na hora de colar.

Veículos de frotas também estão inclusos e algumas empresas contam justamente com planos específicos para embarcadores e transportadores. Aqui, vale ficar de olho nas formas de pagamento e nos valores mínimos para a recarga.

O que fazer caso o veículo seja roubado?

Um dos pontos fortes do uso de TAGs em veículos é o fato de o dispositivo ser intransferível e vinculado à placa — fazendo com que não possa simplesmente ser removido e usado em outros lugares. O problema pode surgir quando o próprio veículo é roubado.

Nesse caso, uma pessoa mal-intencionada poderia cruzar várias praças de pedágio e consumir seus créditos, certo? Para evitar isso, você pode bloquear o TAG via app ou pelo site da empresa.

Aqui, é possível fazer o bloqueio temporário ou, caso você não recupere o carro, permanente. No caso da Move Mais, você também pode fazer a solicitação entrando em contato com a central de relacionamento.

Como escolher uma empresa de TAG de pedágio?

Não existe apenas uma empresa que oferece o uso de TAGs em veículos e você pode prestar atenção nos diferenciais. “Estudar os planos de todas as empresas do ramo e escolher aquele que ofereça o melhor custo-benefício”, esclarece Danieli.

Vale ficar de olho na informatização. Aplicativos intuitivos, sites acessíveis e facilidade para buscar informações das passagens podem facilitar sua vida na hora de abastecer ou consultar o extrato.

Procure reparar no sistema de recargas. Algumas marcas contam com créditos que não expiram, úteis para quem não gosta de ter pressa para consumir ou procura abastecer com muita antecedência.

Por que escolher a Move Mais e não outra empresa do ramo?

Lembra-se de quando citamos a importância de reparar nos diferenciais? Então, a Move Mais conta com vários. O primeiro é o fato de dispensar a mensalidade, trabalhando para trazer sempre o melhor custo-benefício.

As taxas ainda são as menores do mercado, reduzindo de acordo com o valor da recarga. A empresa também tem o compromisso de evitar clientes desassistidos e parados nas praças de pedágio. Como isso é feito?

A resposta está na equipe técnica de alto padrão, qualificada e treinada para oferecer um atendimento exclusivo e humanizado 24/7. A Move Mais tem um cuidado especial para cuidar justamente dos consumidores que têm medo de atrasos por problemas no TAG.

Como funciona o pagamento do TAG de pedágio da Move Mais?

Se você tem o hábito de fazer compras online, talvez tenha reparado em como o cartão de crédito está entre as formas mais práticas de consumir. Não por acaso — o cadastro é simples, basta inserir o número do cartão e o código de segurança.

A Move Mais leva essa ideia em consideração e procura justamente agilizar e facilitar os processos para os clientes, mantendo o cartão de crédito como principal meio de pagamento. A liberação do saldo é rápida e sem complicações.

Aqui, os planos pré-pagos disponibilizam vários valores para recarga e você pode escolher de acordo com a sua necessidade de consumo. As recargas são múltiplas de R$ 50 para Pessoa Física e de R$ 500 para Pessoa Jurídica.

É possível usar o mesmo TAG em mais de um veículo?

Não. O TAG de pedágio é um dispositivo eletrônico regulamentado para ser utilizado em apenas um veículo. Ou seja, não é possível descolar o adesivo e usá-lo em outro carro, caminhão, ou qualquer outro tipo de veículo. Essa medida foi tomada para evitar fraudes e garantir a segurança do motorista.

Para que se possível utilizar o dispositivo em dois veículos, é necessário adquirir um novo TAG de pedágio e fazer a recarga novamente. Vale lembrar que esses procedimentos podem ser feitos em um único plano da Move Mais.

Quais são as vantagens do TAG de Pedágio?

O principal benefício do TAG de pedágio, é a possibilidade de se livrar das longas filas. A demora não só faz com que a experiência de viajar seja mais desagradável, como também diminui o tempo que você pode passar aproveitando uma viagem em família, por exemplo. Confira as principais vantagens do dispositivo!

Praticidade

A cobrança automática com o uso do TAG de pedágio é bem simples. Sua implementação é rápida e fácil, bastando colar o dispositivo no vidro ou painel do veículo. Todo o restante do controle, como a quantia gasta, é realizada pelo aplicativo ou sistema. Ou seja, é prático tanto para o condutor, quanto para o gestor de uma frota.

Além disso, todos os dados ficam centralizados evitando que seja preciso reunir e conferir todos os comprovantes, um de cada vez, para que as informações sobre o pagamento sejam contabilizados.

Quando esse processo é feito manualmente, além de ser lento, mais mais propenso a falhas, tornando o controle impreciso.

Segurança

Outra vantagem do TAG de Pedágio é a segurança que ele oferece aos usuários. Como não é necessário parar nas praças de pedágio, os riscos de acidentes são reduzidos. Com o sistema de cobrança eletrônica, o motorista não precisa se preocupar em ter dinheiro em espécie para efetuar o pagamento do pedágio.

Controle de custos

Embora a aquisição do TAG de pedágio possa ter um custo inicial, ele pode acabar sendo uma opção mais econômica a longo prazo. Com a eliminação da necessidade de parar em pedágios e o risco de esquecer de pagar, os motoristas podem evitar multas e taxas extras.

Vale ressaltar que muitas empresas oferecem descontos para quem utiliza o TAG de pedágio com frequência, o que pode ser uma boa maneira de economizar dinheiro.

Redução do impacto ambiental

O uso do TAG de pedágio também pode ter um impacto positivo no meio ambiente. Como as filas de carros nas praças de pedágio podem causar congestionamentos e aumentar a poluição do ar, o uso do TAG pode ajudar a reduzir esses efeitos.

Além disso, muitas concessionárias de pedágio estão investindo em tecnologias mais sustentáveis, como a energia solar, para alimentar as praças de pedágio.

Benefícios para as frotas

Não são apenas os usuários que se beneficiam com o TAG de Pedágio. As frotas de veículos também podem desfrutar de algumas vantagens, como a redução dos custos com a manutenção das praças de pedágio e a melhoria do fluxo de caminhões nas estradas.

Sem contar que, com a cobrança eletrônica, as empresas de transporte também podem ter um controle mais eficiente sobre a arrecadação do pedágio.

O que fazer em caso de erros?

Assim que o TAG for instalado, desbloqueado e estiver com saldo, o veículo estará pronto para transitar pelas vias automáticas. A liberação é por meio das antenas da praça de pedágio e da verificação virtual dos dados.

“Quando não ocorrer a abertura automática, cabe ao titular aguardar as orientações do operador da praça de pedágio”, Daniela esclarece. “Podendo ocorrer liberação manual ou pagamento na via”, complementa. A célula de atendimento da Move Mais está pronta para receber o seu contato e atender em caso de problemas técnicos. 

Se você tiver medo de acabarem os créditos antes de passar pelo pedágio, pode optar por alguns planos, como o pré-pago automático — nesse caso, a recarga é feita sempre automaticamente quando o saldo atingir 40% do valor inicial.

O uso de TAGs em veículos é a opção ideal para os motoristas que querem se modernizar e abandonar a necessidade de pegar fila e contar moedas. Assim, você pode deixar de lado as preocupações com pagamentos e aproveitar a viagem. No entanto, não se esqueça de revisar o carro para evitar problemas na hora de viajar. Determinados pontos, como embreagem, radiador, filtro de ar, freios, luzes e correia dentada, podem fazer uma boa diferença e ajudar a garantir a segurança.

Está a fim de mudar as suas viagens e garantir o seu TAG? Então, não deixe de entrar em contato com a gente!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.