fbpx

Quando a renovação de frotas é necessária? Entenda

A renovação de frotas é um tópico que gera inúmeras discussões nos empreendedores do ramo automotivo. Quem trabalha com transporte e logística, sabe que os veículos são as ferramentas indispensáveis para o trabalho e, como tal, esses automóveis podem facilitar ou atrapalhar a produtividade ao longo dos anos. 

Todo automóvel, por melhor que seja, precisa de manutenção. Além disso, com os avanços tecnológicos, cada vez mais facilidades são empregadas. Essas inovações ajudam tanto o lado estratégico da empresa como o próprio condutor, que passa a ter mais conforto e segurança para poder trafegar em todas as vias do Brasil.

Quando o assunto se trata de uma frota de caminhões, cada uma dessas particularidades se tornam ainda mais importantes. Por isso, é preciso entender com clareza o que é uma renovação de frota e quando ela deve acontecer para não errar no momento do investimento, que além de alto, pode colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.

Nessa postagem, você saberá mais sobre cada uma dessas particularidades que envolvem a troca dos carros da sua frota. Esperamos que você tire muito proveito dessas informações. Ficou interessado e quer saber mais sobre o tema? Continue sua leitura!

O que é a renovação de frotas?

A renovação de frotas nada mais é que a troca dos veículos que fazem o transporte da sua companhia. No caso de uma frota de caminhões, a troca é de todo cavalo mecânico que ajuda a transportar todas as mercadorias.

Como você deve imaginar, o custo desse tipo de renovação não é nada barato, especialmente se levarmos em conta as opções mais modernas do mercado. Apesar do susto inicial, saiba que essa mudança na sua empresa pode trazer inúmeros benefícios na produtividade e na satisfação dos seus colaboradores e, por isso, ela pode ser muito vantajosa, quando feita no momento ideal.

Quando ela se faz necessária?

A renovação da frota se faz necessária em algumas circunstâncias específicas. A primeira delas é quando os veículos estão dando muita manutenção. Como sabemos, todo automóvel, com o tempo, fica mais desgastado e a propensão desses modelos é de justamente dar mais custos ao longo do tempo.

Se isso é verdade com um carro de passeio, certamente com caminhões não será diferente. Além disso, existem caminhões com um custo de manutenção elevadíssimo, o que pode prejudicar sua companhia em duas frentes: no custo para manter o veículo rodando e até mesmo no período de conserto, que poderia estar sendo utilizado para alguma outra entrega.

É válido ressaltar que caminhões antigos também costumam gastar bem mais combustível do que os mais modernos. Essa circunstância pode agravar ainda mais, dependendo do modelo e até mesmo da manutenção preventiva que pode ou não ter sido dada regularmente.

Quando os veículos de uma frota começam a dar problema regularmente, começam a custar muito mais do que eles valem para permanecer rodando e quando é possível perceber que a produtividade está sendo afetada, esse já é um momento para pensar na renovação dos caminhões. É importantíssimo ficar atento a esses sinais para não correr o risco de perder algum carro ou até mesmo lidar com várias quebras em um único momento.

Qual deve ser seu objetivo com a renovação?

O objetivo da renovação é sempre de transformação do modo de trabalho. A busca sempre deve ser para maior eficiência e otimização do tempo, o que consequentemente abrirá espaços para novas entregas e trabalhos no futuro.

As mudanças dos veículos não se trata de uma vaidade ou de um desejo pessoal do empresário, mas sim de uma necessidade para adequar-se ao mercado que está cada vez mais competitivo e desafiador.

Além do aumento da produtividade, a economia ao médio e longo prazo também são outros fatores que devem fazer parte do seu planejamento estratégico. Note que, veículos novos, por via de regra, custam menos para rodar e para dar manutenção.

O ideal é contabilizar os “novos custos” do combustível e do preço por quilômetro rodado para ter uma boa ideia das alterações no orçamento da sua companhia. Também não se esqueça que algumas cargas e viagens passarão a ser transportadas de maneira mais rápida, uma vez que novos veículos geralmente são mais eficientes do que os modelos mais antigos.

Como planejar essa mudança?

A mudança para a renovação da frota não é uma das mais fáceis. Aqui, é preciso ter muita cautela e, se possível, até mesmo pedir auxílio para o setor contábil para conseguir definir o melhor momento e até mesmo as melhores maneiras de compra dos veículos.

As diferenças entre a compra à vista e o financiamento

A princípio, a empresa tem duas opções básicas: a compra a vista e o financiamento do automóvel. Na primeira, temos benefícios claros, como a inexistência de juros e a falta completa de um passivo mensal. O ponto negativo, obviamente, é o montante que sai dos cofres da empresa, o que pode ser ou não um problema a depender do tamanho do seu negócio.

A outra alternativa, mais comum, é o financiamento. Aqui, é preciso ter muita cautela para não cometer um erro. Precifique o custo mensal do seu veículo atual com o custo da parcela ao longo dos anos.

Além disso, leve em conta que o novo carro também precisará de manutenção para permanecer em pleno estado de funcionamento e, por conta disso, esses são outros valores que devem ser adicionados na equação.

Não se esqueça de verificar os juros e as condições de compra, elas também podem afetar bastante o fluxo de caixa do seu negócio ao longo dos anos de financiamento. Especialmente quando os veículos adquiridos são mais caros que o da média.

Venda do veículo antigo e amortização do financiamento

Uma boa maneira de amortizar esse custo é vendendo o caminhão atual da sua empresa. Com a liquidez desse patrimônio, é possível conseguir melhores condições de compra e benefícios na hora da negociação.

Normalmente, a renovação de frotas é realizada de maneira gradativa para a maior parte das empresas. Nada impede que você troque um veículo por vez e vá se planejando e se adaptando conforme essas mudanças que, apesar de mais conservadoras, podem manter suas contas totalmente balanceadas e livre de qualquer tipo de susto.

Gostou do post? Comente abaixo sua opinião sobre o tema!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.