Quais são os diferentes tipos de frotas e quais suas características?
O profissional que trabalha com transporte deve saber quais são os tipos de frotas para poder identificar o mais adequado para as características específicas de seus parceiros.
Com essa vantagem, esse profissional será capaz de aumentar sua competitividade no mercado, tornar sua frota mais eficiente e garantir sua sobrevivência no mercado.
Quer entender mais sobre o assunto? Então confira o conteúdo a seguir!
Quais são os modelos de gestão dos tipos de frota?
De forma geral, as frotas podem ser divididas em duas categorias: próprias e terceirizadas. Entenda melhor a seguir.
Frota própria
Como o nome indica, nessa modalidade, a empresa adquire veículos e arca com todos seus custos — como manutenção, aprimoramentos, reposições etc. Esse modelo é caracterizado pelas seguintes vantagens:
- agilidade e facilidade: não é preciso negociar com terceiros para usar veículos;
- centralização: todo o controle estará concentrado nas mãos do gestor;
- publicidade: os veículos podem ser personalizados com a logo e a identidade visual da empresa.
Por outro lado, existe a desvantagem dos custos mais elevados em inúmeros aspectos.
Frota terceirizada
Terceirizar a frota consiste em contratar veículos que são de propriedade de outro negócio. A empresa contratante usa os veículos apenas para desempenhar suas atividades — o que pode aumentar a produtividade — e obter uma redução de custos da frota.
Ressalta-se que nem sempre uma organização terceiriza toda sua frota. Por exemplo, quando há um período de aumento dos pedidos, a empresa pode contratar uma frota terceirizada apenas por um período determinado. Isso geralmente acontece em épocas de alta demanda, como Natal e Black Friday.
Quais são os tipos de frota?
Atualmente, existe uma grande diversidade de frotas. Nos tópicos seguintes, trouxemos os tipos mais comuns que são aplicados no mercado. Entenda seus conceitos, como funcionam, suas diferenças e outras informações relevantes.
Frota alugada
Aqui, negócios alugam veículos — ou uma frota inteira — de uma empresa especializada. Estas últimas oferecem frotas de tamanhos variados (incluindo caminhões individuais) e com diferentes tipos de veículos, sendo capazes, assim, de suprir necessidades de variadas contratantes.
Frota de entrega
Esse tipo de frota tem a função de realizar entregas de mercadorias. Normalmente, elas são compostas por veículos de menor porte, utilitários e motocicletas e trabalham em centros urbanos, fazendo entregas locais. Um exemplo são comércios que fazem vendas em uma determinada região, mas contratam uma frota de entrega para levar os produtos aos seus compradores.
Frota comercial
Frota comercial é composta por uma maior variedade de veículos, como caminhões de diferentes eixos, picapes, vans, motocicletas, entre outros. Sua finalidade é suprir demandas variadas e tornar as diferentes tarefas do dia a dia mais eficientes.
Frota de serviços públicos
Empresas do poder público também podem usar frotas para fornecer serviços à população, seja para levar pessoas ou bens. Isso pode ser feito por prefeituras, companhias de saneamento ou água, secretarias municipais, entre outras.
Como os tipos de frota influenciam na gestão?
Não há um tipo de frota mais vantajoso que outro — a escolha depende das especificidades do negócio e do momento em que ele se encontra. Além disso, vale lembrar que essa escolha afetará o desempenho do gestor da frota e da empresa de forma geral.
Caso o gestor opte por uma frota própria, ele precisa entender todos (ou a maioria) dos aspectos da sua cadeia de suprimentos, como o funcionamento do transporte, mecânica do caminhão, manutenção etc. Se for escolhida a frota alugada ou de entrega, por exemplo, a empresa poderá concentrar seus investimentos no desenvolvimento de produtos e serviços.
Conhecer os tipos de frotas é crucial para garantir o crescimento do negócio, especialmente perante um mercado cada vez mais concorrido e crises econômicas generalizadas (como a criada pelo coronavírus). Com esta leitura, você soube quais são os principais tipos e qual é a importância de fazer a escolha correta.
Administre inteligentemente sua frota para aumentar sua competitividade no mercado. Saiba aqui a melhor forma de controlar a gestão de frota!