fbpx

Gestão 4.0: o que pode ser feito para aplicá-la no seu dia a dia?

A gestão 4.0 ainda é um tópico desconhecido entre os empresários e gestores brasileiros — ou, pelo menos, nessa terminologia. Como sabemos, hoje estamos na quarta revolução industrial, período histórico em que há o avanço das tecnologias da informação, incluindo internet, computação na nuvem e inteligência artificial.

O termo gestão 4.0 faz justamente menção a essa fase histórica, e atualmente sabemos com clareza que é impossível gerir uma companhia de maneira tradicional, com livretos e demais dados armazenados física e manualmente.

Naturalmente, a informática se tornou uma ferramenta indispensável. Andamos e pensamos com ela a todo momento, especialmente quando levamos em conta o nosso uso contínuo e desenfreado dos smartphones e todos os recursos que a atualidade e as tecnologias smart nos apresentam.

Gerir no mundo moderno significa adaptar e utilizar essas abordagens de maneira prática e eficiente, fazendo com que o armazenamento, o processamento e a interpretação das informações do seu negócio se torne uma coisa natural e esperada ao longo de cada dia de trabalho.

Neste post, falamos mais sobre o tipo de gestão que engloba as principais tecnologias atuais e como elas podem ser importantes para o sucesso do seu empreendimento. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!

Algumas das principais tecnologias que mudaram a gestão

Antes, os antigos administradores deviam anotar tudo — ou quase tudo — em planilhas físicas. Junto aos contadores, a quantidade de material era enorme, podia conter erros humanos (algumas vezes grosseiros) e quase sempre geravam alguns problemas no andamento do trabalho por conta de inúmeras variáveis, que eram quase impossíveis de serem controladas por completo.

Algumas delas incluem a ilegibilidade no momento da escrita, a perda da integridade física dos cadernos por danos variados e a demora de todo o processo de busca dos dados que são imprescindíveis para um momento específico.

A tecnologia conseguiu consertar quase todos esses problemas, com exceção do erro humano, que ainda pode ocorrer, mas em menor escala. Desde o meio da década de 90, por exemplo, muitas companhias já estavam quase que completamente informatizadas, mesmo sem um sistema de conexão na nuvem.

O verdadeiro significado dessas mudanças nos últimos anos

Há cerca de 25 anos, já somos capazes de armazenar, processar e interpretar dados em menos tempo, com menores chances de perdas e de erros cotidianos. Hoje, essas possibilidades se expandiram por conta das capacidades computacionais (de hardware) e, principalmente, pela conexão com a internet.

A internet resolveu alguns problemas: ela permitiu coletar e processar dados a distância, fato esse que ocorre diariamente e de maneira cada vez mais simbiótica com nosso estilo de vida. A peça que faltava era a interpretação, que hoje não só é feita com a nossa expertise, como está caminhando com outra mudança profunda no desenvolvimento tecnológico, que é a inteligência artificial.

Já existem dezenas de softwares que utilizam cada um desses recursos, e é bem provável que sua companhia já faça uso de algumas ferramentas indispensáveis

Outros pontos que a revolução tecnológica trouxe na mentalidade empresarial

Todos os avanços que mencionamos até aqui mudaram sensivelmente a nossa qualidade de vida. As redes sociais se tornaram cada vez mais próximas do nosso estilo de vida.

O que era lazer, hoje é um local para conseguir excelentes clientes. O custo é mais baixo, assim como o controle do marketing, que consegue aplicar inúmeras métricas que antes eram impossíveis do ponto de vista prático ou até mesmo financeiro.

Essa conectividade trouxe para qualquer negócio algumas particularidades que mencionaremos com mais cuidados logo abaixo.

A importância do foco no cliente

Nenhum produto hoje é realmente bem-sucedido se não tem foco no cliente. Quando falamos de serviços, esse ponto se torna ainda mais agravante, uma vez que a conquista e a fidelização do serviço é imprescindível para a manutenção da empresa.

Com as redes sociais, ficou mais fácil disseminar críticas positivas e negativas. Isso gera uma percepção clara para a sua clientela, o que faz com que seja não só importante gerir seus recursos empresariais, como seu capital social nas mídias online.

A mudança de paradigma na produtividade

Essas mudanças com a gestão 4.0 também trouxeram alterações na produtividade. Para aqueles que trabalham em escritório, o volume de coisas que é possível fazer atualmente se tornou muito maior do que algumas décadas atrás.

Para as pessoas que ficam com outras questões operacionais e também precisam da tecnologia — como motoristas —, também se tornou mais viável prever e conseguir executar algumas tarefas, uma vez que o GPS e a internet possibilitaram a previsão do tempo da viagem, engarrafamentos e diversas outras questões que modificaram quase que por completo a direção.

Projeções de ganhos, cálculos e demais fatores também se tornaram mais práticos, o que ajuda a facilitar o foco no cliente e em outras questões importantes do negócio.

Flexibilidade e automação de alguns processos

Além dos tópicos acima, a tecnologia da quarta revolução industrial também gerou um ecossistema flexível e capaz de ser automatizado em grande parte. Hoje, é possível garantir atendimentos totalmente automatizados, além de ser um ato corriqueiro conseguir modificar tarefas e questões que podem não ser completadas no mesmo dia.

Tudo isso faz com que o ambiente empresarial e, consequentemente, a jornada de trabalho se tornem mais vivos, eficientes e, principalmente, adaptáveis para as circunstâncias e necessidades atuais. A pandemia é um grande exemplo dessa “mutação” empresarial, uma vez que um número expressivo de pessoas conseguiram migrar para o home office de alguma forma.

Adequar-se à gestão 4.0 significa aproveitar todas as principais ferramentas tecnológicas que o mundo moderno proporciona tanto para os clientes quanto para os gestores.

Hoje, é um diferencial conseguir automatizar e facilitar o uso de serviços e produtos com a utilização da internet, e a perspectiva para o futuro é que essas tendências aumentem e se tornem cada vez mais importantes — ao ponto que aqueles que não se adaptarem ficarão pelo caminho, sem conseguir ter diferencial competitivo ou oportunidades de concorrer no novo mercado.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e saiba, em primeira mão, quando as nossas novas postagens estiverem no ar!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.