Gestão de manutenção: qual sua importância para a frota?
Quem trabalha com o gerenciamento de frotas sabe que a vida útil dos veículos sempre deve ser elevada. Afinal, isso mantém custos baixos e maximiza o retorno sobre os investimentos feitos em equipamentos. Para conseguir criar um ambiente onde isso ocorre, o caminho é simples: manter uma gestão de manutenção de frotas.
Confira mais informações a seguir!
O que é a política de manutenção de frotas?
Esse é o nome que se dá a um conjunto de medidas que os negócios podem adotar para ter mais controle sobre o modo como os seus veículos recebem manutenções. Ela garante, por exemplo, que o gestor terá mais controle sobre quando cada troca de peças é feita, reduz riscos e melhora a durabilidade de todos os dispositivos.
Essa política também auxilia a empresa a ter mais previsibilidade sobre o maquinário e permite aos gestores encontrarem pontos que possam ser otimizados. Para isso, são usadas três estratégias:
- manutenção de um controle centralizado de cada processo;
- adoção de medidas de prevenção de falhas;
- programação de rotinas de trocas de peças.
Esses processos conseguem tornar a política de manutenção de frotas mais efetiva e funcional. Todos os dados ficarão acessíveis, para permitir ao gestor identificar quando e como aplicar melhorias. Ao mesmo tempo, será possível programar novas compras e diminuir o custo de cada mudança nos equipamentos da frota.
Por que esse processo é importante?
Todo negócio de sucesso sabe que reduzir custos e problemas é a chave para atingir alto nível de competitividade. Empresas que conseguem melhorar a sua estrutura e ter um nível de continuidade elevado cumprem prazos com mais facilidade e evitam prejuízos. Assim, conseguem manter a sua competitividade e evitam a perda de clientes.
Uma política de manutenção de frotas, para o setor de logística, é uma das formas mais simples de conseguir criar esse ambiente de boa competitividade. Esse tipo de política ajuda o negócio a ter um controle abrangente sobre o desgaste de cada peça de seus veículos. Isso permitirá, por exemplo:
- saber o melhor momento para trocar um equipamento;
- identificar boas oportunidades para comprar peças de reserva;
- reduzir as chances de um equipamento parar de funcionar inesperadamente;
- minimizar os gastos com manutenção;
- criar uma maior vida útil para cada peça e veículo;
- validar quais são os veículos com maior desgaste de peças.
Como a gestão de manutenção de frotas é feita?
A manutenção de frotas deve ser feita com um planejamento robusto e capaz de atingir todos os veículos de modo igualitário, ampliando a sua vida útil. Além disso, deve dar os dados necessários para a empresa otimizar as suas rotinas e maximizar a vida útil de cada veículo.
A seguir, veja os passos necessários para atingir esse objetivo!
Crie uma lista geral de verificação
Nenhuma política de gestão de manutenção funciona se os dados não ajudam a entender tudo o que acontece no dia a dia das equipes responsáveis pelas tarefas. Diante disso, é fundamental que o gestor crie uma lista geral com tudo o que é feito.
Essa lista dará total controle sobre as tarefas e o dia a dia do time de manutenção. É importante que ela liste os dados sobre as datas de troca de equipamentos e demais processos. Isso facilitará o planejamento de medidas futuras e, ao mesmo tempo, reduzirá o risco de atrasos ou imprevistos ocorrerem.
Faça um controle de custos
Como apontamos, as políticas de manutenção de frotas podem ajudar o negócio a manter os gastos controlados. Contudo, isso só é possível se a empresa se mantém atenta aos investimentos que são gastos com a troca de peças. Assim, as equipes podem identificar oportunidades e otimizar o fluxo de trabalho com mais precisão.
Portanto, sempre fique atento aos veículos com maior desgaste de peças e com maiores índices de trocas. Isso permitirá que as rotinas de manutenção tenham um foco mais bem direcionado e consigam otimizar veículos de modo mais inteligente. Também, não deixe de validar quando é a melhor hora de trocar peças. Antecipar compras, em vários cenários, garante à empresa a possibilidade de obter melhores preços com os seus fornecedores.
Adote medidas preventivas
A prevenção de problemas também pode ser executada por meio da política de manutenção de frotas. Conforme o negócio identificar o que apresenta mais desgaste e qual o tempo médio de troca das peças, medidas que mitigam falhas podem ser adotadas. Assim, a empresa consegue aumentar a vida útil de todos os equipamentos igualmente.
As medidas preventivas devem envolver processos de verificação e ajustes de equipamentos, para que eles sempre funcionem da melhor maneira possível. De um simples apertar de parafusos à melhoria na configuração de equipamentos, várias medidas podem ser adotadas. O importante, nesse caso, é que o negócio siga as orientações do fabricante e consiga replicar boas práticas sempre.
Conte com o apoio da tecnologia
A tecnologia desempenha um papel de destaque no setor de logística. Com o apoio de soluções como os sistemas de gestão de frotas, a Internet das Coisas e o 4G, empresas conseguem ser mais conectadas e movidas a dados. Isso se converte em melhorias de performance e inovação.
No caso da manutenção de veículos, a TI pode auxiliar no controle de dados e na busca por melhorias. Ao mesmo tempo, permite à empresa minimizar gastos e entender onde as otimizações podem ser feitas com precisão. Desse modo, os benefícios da política de manutenção impactarão toda a empresa.
A área de logística é um setor no qual o nível de competição é elevado. Por isso, todo gestor deve estar atento para garantir o bom funcionamento da sua empresa sempre: se o negócio tem problemas, a qualidade do serviço prestado cai, assim como o nível de competitividade.
Esse trabalho de aperfeiçoamento passa por medidas que possam ampliar o nível de disponibilidade de veículos, por exemplo. Se toda a infraestrutura de automóveis funciona continuamente, atrasos e custos caem gradativamente. Ou seja, a empresa passa a cumprir com as suas promessas e consegue se manter à frente da concorrência.
Por isso, medidas como a gestão da manutenção de frotas são tão importantes. Com elas, o negócio pode ampliar a vida útil e a disponibilidade de cada veículo. Portanto, não deixe de investir nessa medida para ajudar a sua marca a se destacar!
Gostou dessas dicas e quer saber mais como melhorar o seu negócio? Então, siga nossos perfis no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!