Sistema TMS: 6 maiores vantagens para as transportadoras
O uso da tecnologia na gestão tem se tornado cada vez mais importante em diversos segmentos. Atualmente, essas ferramentas são indispensáveis e, no mundo do transporte, o sistema TMS tem sido apontado como uma dessas novas inovações que alteram por completo os resultados de um negócio.
O TMS — Transportation Management System ou, em português, sistema de gerenciamento de transportes — é um software voltado para as particularidades desse ramo, que precisa mensurar um grande volume de variáveis específicas para a realização de um frete.
Esses sistemas se diferenciam do Enterprise Resource Planing (ERS) e do Warehouse Management System (WMS) justamente pela sua especificidade. Nenhum dos outros citados são capazes de garantir com a mesma precisão o acompanhamento dos processos de um trabalho de logística. Apesar disso, a depender da empresa, esses outros sistemas podem ser utilizado em conjunto para ajudar na gestão de outros setores.
Nesta postagem, nosso foco será no sistema TMS e suas principais vantagens. Gostou da ideia? Então continue a leitura!
1. Informações em tempo real
Quem trabalha com logística precisa saber onde está a carga e quanto tempo ainda vai levar para que a entrega seja finalizada. Essas duas informações valem ouro. Elas auxiliam na criação de um novo trajeto e também influenciam no fornecimento de um prazo justo e realista para o cliente final, contribuindo para a satisfação dele.
Outro ponto importante é que esse acompanhamento imediato também ajuda na verificação da conduta dos motoristas. Com o software, desvios frequentes de rotas ou outros acontecimentos podem ser facilmente observados, tornando mais fácil manter o controle sobre o uso dos recursos da empresa.
2. Redução de custos
O TMS ajuda os gestores de frota a analisar o tempo de rota, auxilia na criação das melhores rotas, calcula os gastos para a realização do percurso e ainda garante um maior controle sobre os acontecimentos da pista em tempo real.
Cada um desses pontos faz com que ele consiga gerenciar melhor os recursos da sua empresa, sempre otimizando os processos internos e de entrega. Isso significa, em linhas gerais, que a redução de custos se torna possível, especialmente quando há um controle e uma previsibilidade constante desses pontos a partir dos dados que entram no TMS.
3. Diminuição de retrabalho
O retrabalho é o oposto da economia. No setor de transporte, retrabalho significa ter que refazer um percurso ou até mesmo corrigir entregas que foram para locais equivocados. Esses “consertos”, quando mal gerenciados, podem praticamente dobrar os custos operacionais em determinadas situações e, por conta disso, é sempre importante reduzir a chance de erro.
O TMS facilita a gestão nesse aspecto, uma vez que as entregas e todas suas informações são lançadas previamente no sistema. Além disso, com o controle em tempo real, fica mais fácil orientar o motorista do veículo em relação aos trajetos mais adequados. Essa é outra vantagem que pode ajudar o gestor a cortar custos ao longo do tempo, uma vez que a eliminação de erros certamente garante uma folga na receita empresarial.
4. Otimização das negociações
Todo gestor sabe que decisões devem ser tomadas com base em dados. Assim, quanto maior for a quantidade e a precisão dos dados, melhores serão as alternativas para garantir o crescimento e a competitividade da empresa no mercado.
Quando conseguimos unir informações pertinentes, como custos e tempo médio de entrega, torna-se claramente mais fácil negociar melhores preços e margens que ajudam a aumentar o faturamento e o ROI da empresa.
Nesse sentido, também é interessante ressaltar que esses dados devem servir como um estopim para a melhoria interna do seu negócio, que é justamente o assunto do qual trata o tópico a seguir.
5. Aceleração e melhora dos processos internos
Como você pode observar, a coleta de dados relevantes não serve somente para garantir os melhores preços do mercado e aumentar a competitividade. Eles também são importantes para que o gestor consiga otimizar os processos internos de sua empresa.
Esses processos podem estar dentro do centro de distribuição, na maneira como as cargas são organizadas nos caminhões ou até mesmo na maneira com que o gestor fecha negócio com seus clientes.
Cada um desses pontos contribui para reajustar o modo de trabalho desse profissional. Ao longo do tempo, a empresa deve se tornar cada vez mais eficiente, o que naturalmente gera redução de custos e aumento dos lucros.
Vale ressaltar, no entanto, que é preciso ter cautela em relação à progressividade dessas ações, que devem essencialmente auxiliar o quadro de funcionários, e não atrapalhá-los com um volume enorme de tarefas ou responsabilidades que podem diminuir a produtividade e a qualidade geral do serviço.
6. Integração com outros softwares de gestão
Por fim, saiba que o TMS pode ser integrados com vários outros softwares de gestão utilizados nesse segmento, incluindo o WRS e o ERS, como mencionamos. Para o controle de estoque e de carga, normalmente o WRS é a escolha ideal. Já o ERS é a escolha mais acertada para quem busca otimizar os mais variados setores do negócio.
Cada uma dessas ferramentas tem uma funcionalidade específica e, quando combinadas, elas podem se tornar uma verdadeira “mão na roda” dos gestores de frota que buscam os melhores resultados possíveis.
Apesar disso, saiba escolher cada uma dessas ferramentas com cautela. Lembre-se de que não são todas as empresas que precisarão utilizar essas três opções de software. Muitas vezes, o sistema TMS é suficiente para atender às demandas mais importantes do cotidiano da transportadora.
A ideia é sempre facilitar e agilizar o fluxo de trabalho, e não complicá-lo com uma série de ferramentas que podem se entrelaçar e causar problemas na gestão e na coleta de dados fidedignos. Desse modo, para escolher a ferramenta correta, faça uma análise profunda das necessidades do seu negócio.
Agora você já sabe o que é o sistema TMS e as vantagens que ele pode oferecer para transportadoras que querem se destacar nesse mercado.
Se você gostou do post, que tal continuar aprendendo? Confira em seguida nosso conteúdo sobre o sistema de telemetria veicular e como ele contribui para uma gestão de frotas de qualidade!