fbpx

Locação de frota pesada: saiba mais sobre esse investimento estratégico

A locação de frota pesada surgiu como alternativa para quem precisa de uma para operar, mas quer estudar o custo-benefício de alternativas. Ter seus próprios veículos tem vantagens, como a possibilidade de centralizar suas atividades, a liberdade para fazer propaganda e ausência de restrição de quilometragem.

No entanto, o aluguel atende a alguns perfis de gestores de frota, trazendo previsibilidade dos custos, disponibilidade de veículos para substituição, ausência de preocupação com depreciação, eficiência especializada e sistemas de gestão inteligentes.

Vale pôr tudo na ponta do lápis e conferir o que faz mais sentido para você. Dá para pesquisar com fornecedores e tirar as próprias conclusões da qualidade dos serviços. Confira mais sobre o assunto a seguir.

Quais setores a locação de frotas pesadas já é uma realidade?

O aluguel de frotas pesadas já está presente no setor primário e secundário, podendo ter um papel também no terciário. É o caso de setores como o agronegócio, a mineração, a construção civil e o transporte. O modelo faz sentido para quem busca uma frota customizável.

Seus adeptos gostam da possibilidade de se adequar às demandas sazonais dos setores. Quando há ociosidade de frota, pode não fazer sentido financeiro investir em veículos próprios em vez de alugá-los pensando em um mercado com variabilidade alta.

A terceirização de frotas ainda é um assunto novo no Brasil. No entanto, a oferta de alternativas como essa enriquece o mercado. Os adeptos da frota própria preferem o controle e a autonomia dos veículos, enquanto os da terceirização se beneficiam com a economia de tempo.

Quais são os diferenciais da locação de frotas pesadas?

O ponto de partida na locação de frota pesada é buscar os fornecedores a partir de indicações ou conferindo a qualidade de serviços de cada opção. Nos próximos tópicos, veja algumas vantagens do serviço.

Diminuição de custos de manutenção

A locação de frotas pesadas se destaca pela possibilidade de diminuir ativos fixos, liberando capital para investir ou manter a saúde financeira da marca. É possível também ter acesso a bons veículos sem precisar desembolsar um valor inicial alto.

Respaldo tecnológico

As empresas que oferecem locação de frotas costumam ter bons veículos à disposição. Normalmente, há o investimento para que eles tenham boas condições tecnológicas, já que as marcas precisam de interesse nos veículos para que seu modelo de negócio seja sustentável.

Suporte especializado

Você também não precisará se preocupar em investir energia para encontrar um suporte especializado aos veículos. As marcas que oferecem o serviço trazem também o suporte, fazendo com que sua empresa não precise interromper as operações por muito tempo.

Rede de oficinas credenciadas

É comum também que essas marcas contem com oficinas parceiras. Dependendo do modelo de negócio, a responsabilidade da manutenção fica a cargo da marca que ofereceu o veículo.

Previsibilidade

A terceirização transforma a operação da frota em um modelo de custos fixos mensais. Você sabe o quanto pagará todo mês, levando a uma gestão financeira mais simples. Ao fechar contrato, todos os valores ficam disponíveis e dá para relacioná-los de acordo com seu orçamento.

Veículos disponíveis para substituição

Com a terceirização, a operação não para, já que dá para contratar um veículo substituto. Você também não precisará pagar pela depreciação, já que a sua empresa gasta apenas com o uso ativo.

Quando investir (ou não) na locação de frotas pesadas?

A locação de frotas pesadas serve para quem quer manter sua operação com mais previsibilidade e economia de tempo. Com ela ,você não precisa fazer gestão de manutenção ou de ativos fixos. A ideia serve também para quem não tem o capital para a compra a curto-prazo. No entanto, há casos em que a locação de frotas pesadas não é a melhor ideia. 

Se você prefere centralizar a atividade e ter uma equipe interna, que siga a filosofia da empresa, não vale a pena a terceirização. O mesmo vale para a liberdade de uso. Há marcas de locação de frotas pesadas com restrições à personalização dos veículos, úteis na manutenção da imagem da marca. 

A frota própria também não tem restrição de quilometragem. No entanto, certifique-se de ter uma boa organização financeira, já que ativos fixos têm baixa liquidez, especialmente quando o orçamento está estrangulado. É mais difícil vender um caminhão do que cancelar seu aluguel.

Como manter a frota organizada?

Para organizar uma frota, precisamos evitar:

  • despesas crescentes com combustível, horas extras e seguros;
  • mau uso dos ativos da empresa;
  • riscos de acidentes;
  • má retenção dos motoristas;
  • manutenção fora de ordem;
  • padrões ruins de atendimento ao cliente.

Existem algumas ideias que podem ajudar a evitar esses problemas. Procure:

  • criar um cronograma de auditoria;
  • ver as condições dos veículos;
  • deixar os pneus em boas condições;
  • manter uma boa gestão de combustível;
  • fazer um treinamento para motoristas;
  • garantir a limpeza;
  • analisar o crescimento e a redução da frota.

Na hora de investir em uma frota, estude o tipo de caminhão, o custo total de propriedade, as despesas fixas e variáveis, o custo por quilômetro e o planejamento da operação. 

Por que a disponibilidade de frota importa?

A disponibilidade de frota é a relação entre a quantidade de veículos e a exigência das demandas, que depende de estudos, previsibilidade e monitoramento. É preciso ter veículos o suficiente para evitar a subutilização, a perda de dinheiro e a ociosidade.

Os veículos transitam por períodos de manutenção, o que faz com que os valores variem. Por isso, 100% da disponibilidade não é algo muito comum. Ainda assim, valores muito baixos podem sugerir falta nas peças de reposição. Aqui, um elemento que também faz parte da conta é o gerenciamento de entrega.

Gerir bem entregas é uma tarefa complexa, especialmente com o crescimento das compras online. O segmento precisa lidar com estratégias inteligentes e reparar em pontos como:

A locação de frota pesada, portanto, funciona para quem tem um orçamento inicial mais enxuto ou quer apostar no mercado com menos insegurança financeira. Se você já fez o aluguel de frotas, conte como foi sua experiência nos comentários!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.