Como otimizar o gerenciamento de entrega? Entenda aqui
Veja como é simples: o consumidor pega o smartphone, busca por um produto, escolhe entre as opções, faz o pagamento e o recebe em casa alguns dias depois. Com poucos cliques, ele adquire mercadorias de onde quiser. Mas o que não é simples, e muita gente nem imagina, é toda a logística por trás do gerenciamento de entrega.
Ao contrário de como funciona para o comprador, a gestão de transportes não é tão simples para as empresas, e quem atua no setor sabe bem disso. E agora, com o crescimento das compras online, o segmento de transportes precisa adotar estratégias ainda mais inteligentes para oferecer a dinamicidade de que o mercado precisa.
Como fazer isso? Como diminuir os custos com as entregas, oferecer maior agilidade aos clientes e ser uma empresa cada dia mais valiosa e competitiva? Confira as estratégias a seguir e aplique-as no seu negócio!
Por que é preciso aprimorar o gerenciamento de entregas
Quando se trata de transferir mercadorias de um local para outro, todos os processos abaixo devem ser considerados, de maneira geral, independentemente do porte ou segmento da empresa:
- controle de estoque;
- tempo da entrega;
- treinamento e gestão dos motoristas;
- gestão de combustível com o objetivo de reduzir os custos sem abrir mão de investir em um bom produto;
- otimização do tempo das mercadorias na estrada;
- elaboração da rota;
- manutenção e qualidade da frota;
- segurança da carga;
- custos com pedágios nas estradas.
Viu quantos processos são necessários? Agora, imagine se isso não for muito bem planejado e as etapas não estiverem interligadas. Além de impactar os resultados da empresa — pois, provavelmente o cliente ficará insatisfeito e deixará de fazer novos negócios —, há o agravamento dos demais gargalos internos, reflexos de uma má gestão.
Oferecer um bom gerenciamento de entrega é um dos principais passos para um negócio ser bem-sucedido. Nesse contexto, a logística de transportes deve atuar em cadeia, pois, quando um processo começa errado, o restante tende a seguir na mesma direção.
6 dicas para tornar o processo de entregas mais eficiente
Existem várias maneiras de tornar a gestão de entregas cada vez melhor, e elas podem ser adaptadas para a realidade de cada negócio — basta entendê-lo a fundo.
Algumas estratégias devem ser executadas visando o longo prazo, enquanto outras consistem em medidas mais simples. Veja algumas sugestões!
1. Faça do planejamento o seu aliado
Há quem viva uma relação de amor e ódio com o planejamento, já reparou? Entre os motivos está a necessidade de parar, avaliar cada processo com calma e colocar as ações que serão necessárias no papel. Isso pode ser considerado o lado ruim dessa atividade.
Na outra ponta, a relação de amor começa quando, já pronto, o planejamento passa a ser executado, cada etapa segue o fluxo determinado e os resultados são vistos. Nesse momento, você percebe que, sem esse instrumento, o sucesso não seria possível.
Para o setor de transportes, o planejamento é um aliado e tanto, devido à quantidade de informações, etapas e procedimentos necessários para que a logística aconteça de maneira fluida e estruturada.
2. Identifique e agende as rotas diárias
Com o planejamento feito, é possível identificar as principais rotas, agendá-las com foco em reduzir a rodagem geral da frota e economizar combustível e o tempo dos colaboradores no trânsito.
Além disso, seguir o agendamento de forma correta facilita o processo para que a entrega seja feita dentro do prazo firmado com o cliente, evitando, assim, frustrações na experiência do consumidor com a empresa.
3. Invista no monitoramento da frota
Monitorar sua frota é um dos passos mais importantes de uma boa gestão de transporte, pois oferece benefícios como:
- Localização dos automóveis em tempo real por meio do rastreamento;
- Maior segurança para a carga, a empresa (e seus motoristas) e o cliente;
- Maior facilidade e agilidade para realizar alterações solicitadas no meio do processo;
- Maior transparência na comunicação com o cliente.
4. Acompanhe seu estoque com frequência
Já passou pela situação de um cliente realizar um alto volume de pedidos e, quando você foi separar os itens, a quantidade solicitada não estava disponível? Mesmo que sejam tomadas providências imediatas para garantir a compra, internamente, os processos acabam sendo impactados de alguma forma.
Por isso, visite seu estoque diariamente, mantenha as informações referentes aos produtos atualizadas, deixe esses dados acessíveis para os colaboradores e tenha atenção para abastecer o estoque com antecedência de modo a evitar prejuízos no dia a dia.
5. Tenha um bom serviço de pós vendas
A experiência do cliente foi positiva no processo de compra, no pagamento e no recebimento do produto, mas, quando, ele precisou resolver alguma pendência logo depois, encontrou dificuldades. Nada mais frustrante que isso, certo?
Ainda que tudo tenha corrido bem nas primeiras etapas, quando o consumidor enfrenta complicações posteriores — como um produto que chegou com defeito, pois foi manuseado de forma errada — ele tende a se apegar àquilo que deu errado.
Além de esse impasse resultar em perdas de vendas, o cliente ainda poderá prejudicar a imagem da organização ao compartilhar suas frustrações com outros potenciais consumidores.
6. Adquira ferramentas tecnológicas
A tecnologia e a automação devem ser vistas como parceiras do seu negócio, pois elas permitem integrar todos os sistemas de transporte da empresa. Por exemplo: a organização recebe os pedidos, eles são cadastrados no sistema e, a partir daí, todos os envolvidos conseguirão acompanhar as etapas e ficar por dentro das atualizações em tempo real.
Além disso, quando o comprador tem acesso ao acompanhamento da rota da mercadoria, ele consegue ter uma visão mais clara sobre o trajeto da sua compra e passa a sentir maior segurança e credibilidade em relação à empresa. Sem dúvidas, esse é um ponto positivo para melhorar a experiência dele com a marca.
Para finalizar, saiba que, hoje, com a crescente demanda por transportes de mercadorias e com perfis de consumidores cada vez mais exigentes, investir em um gerenciamento de entrega eficiente e focado no compromisso de oferecer qualidade para o cliente é o ponto de partida para a organização alavancar resultados e se tornar cada dia mais competitiva
Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais!