6 benefícios da gestão de frotas para pequenas empresas
A gestão de frotas para pequenas empresas demorou para se informatizar e se tornar da forma que conhecemos hoje. Os primeiros telefones para veículos surgiram nos anos 1990, mas eram caros e forneciam uma forma de comunicação mais rudimentar.
Ainda assim, já eram úteis para salvar uma boa dose de tempo operacional. Com o desenvolvimento da tecnologia, os sistemas de back office passaram os recursos da “telemática”, a comunicação informatizada à distância usada pela gestão.
Hoje, a gestão de frotas para pequenas empresas é um trabalho mais especializado, tecnológico e profissional. A ideia do post é contar por que a gestão pode ter um papel importante e beneficiar seu negócio. Fique por dentro!
O que é gestão de frotas?
As frotas são conjuntos de veículos proprietários ou alugados por empreendimentos. Por exemplo, empresas de transporte, de aluguel de veículos ou de ônibus. A gestão de frotas é responsável por fazer com que essas operações dêem certo, cuidando de vários pontos.
Por exemplo, manutenção, conformidade legal, administração de cadeia de suprimentos, financiamento, licenciamento, abastecimento e telemática. Os custos também são administrados pela gestão, assim como a velocidade e os motoristas. Assim, sua principal função é diminuir os riscos ligados ao investimento em veículos.
Por isso, leva em conta algumas metas, como eficiência, produtividade, diminuição de gastos, conformidade com a lei e algumas outras coisas. Normalmente, isso é cuidado por um departamento de gestão de frotas da própria empresa, embora o trabalho também possa acontecer por terceirização.
Como a gestão de frotas funciona?
A gestão de frotas foca em otimização, conformidade regulatória, administração financeira, retenção dos motoristas, diminuição do impacto ambiental e, no fim, uma melhor entrega para os clientes. Em gestões apoiadas pela tecnologia, os gestores usam sistemas que trazem à tona os dados para um melhor desempenho.
Por exemplo, por meio da telemática e do rastreamento veicular. O termo “telemática” une “telecomunicações e “informática” e se revela em uma forma de comunicação entre a frota e o gestor por meio das tecnologias de telemetria, ou seja, medição à distância. Mas há pontos que vão além do rastreamento e contam para a gestão funcionar.
Isso inclui a manutenção, a documentação, o combustível, as informações da cadeia de suprimentos e por aí vai. Por depender de uma boa dose de dados, os sistemas informatizados são relevantes. É o caso do rastreamento de veículos, que costuma ter como base o GPS.
O que faz um gestor de frotas?
Os gestores de frota trabalham para cuidar do ciclo de vida dos veículos. Geralmente, contam com a ajuda de gestores de outras áreas para garantir as entregas dentro do prazo. Aqui, assegurar que os veículos exigidos para as operações estejam disponíveis é uma de suas principais atribuições.
Ainda há algumas outras atribuições, como cuidar do agendamento das entregas e do orçamento. Mas isso faz com que os profissionais tenham uma boa dose de trabalho, já que há muitas funções. Isso inclui segurança e retenção dos motoristas, rastreamento da frota, diminuição de custos, administração do combustível, manutenção e questões legais.
Por isso, as tarefas podem passar do tempo integral. O trabalho envolve vários desafios, desde a coleta de métricas até sua tradução em sacadas significativas para a tomada de decisão. Com uma ideia geral do que ṕrecisa ser feito e equilibrando uma série de responsabilidades, os profissionais tocam a gestão de frotas para pequenas empresas.
Quais são os benefícios da gestão de frota?
A gestão de frotas costuma depender de dois fatores: um gestor capaz de segurar as pontas e um bom sistema tecnológico de telemática veicular. Isso pode trazer alguns benefícios, como os que você vai ver nos próximos tópicos.
1. Trabalho com base em dados
A gestão de frotas para pequenas empresas traz visibilidade operacional. Isso significa que você passa a entrar em contato com uma série de informçẽos importantes, tanto em tempo real, quanto históricos. Esses dados ajudam a entender como as operações funcionam, tomar decisões e fazer as atualizações quanto parecia.
2. Veículos mais confiáveis
Com uma frota organizada, você passa a diminuir as chances de acidentes. Isso porque vai ficar a par, por exemplo, da quilometragem e da necessidade de manutenção. Alguns sistemas de telemetria veicular trazem informações atualizadas sobre o hodômetro, revelando quando vai ser a próxima ida à oficina.
3. Aumento da segurança dos motoristas
Um dos pontos fortes da gestão de frotas para pequenas empresas e da telemetria veicular é o aumento na segurança do motorista. Com o sistema, você pode monitorar ativamente os comportamentos no volante, identificando a direção agressiva e os excessos de velocidade. Assim, você precisa lidar com menos comportamentos imprudentes e veículos em risco.
4. Melhoria na produtividade
Com a gestão de frotas, você fica por dentro não só dos comportamentos imprudentes, mas de outros ṕroblemas. Por exemplo, inatividade, atrasos e tempo ocioso. Assim, você pode propor novos padrões de direção, diminuir as emissões poluentes e economizar no combustível, que frequentemente ocupa a maior fatia do orçamento.
5. Melhoria na gestão de custos
Combustível, veículos e contratações de motoristas estão entre os maiores gastos no dinheiro disponível. Mas podem ser mais caros se não geridos ou monitorados. Com a gestão de frotas, você passa a agilizar as operações e, por isso, dá uma força no gerenciamento de custos.
6. Automatização
Na gestão de frotas para pequenas empresas com o apoio da tecnologia, você passa a automatizar várias tarefas e poupar trabalhos manuais como, por exemplo, o registro de horas. Assim, ajudando a aliviar várias atividades da rotina empresarial. Esse apoio ainda pode ser impulsionado pelos TAGs de pedágio, automatizando o pagamento nas cabines.
Qualquer organização que dependa de veículos comerciais para funcionar pode se beneficiar da gestão de frotas para pequenas empresas. É esse trabalho que vai garantir o desempenho e a manutenção.
Assim, passam pelos cuidados com combustível, uso de ativos e planejamento de rotas. A telemática é uma adição tecnológica bem-vinda, capaz de aumentar a eficiência dos veículos e diminuir os custos de operação.
Mas mesmo para poucos veículos, a gestão de frotas para pequenas empresas pode ser um desafio. Por isso, vale ficar informado. A Move Mais tem uma newsletter em que publica vários conteúdos para viajantes e gestores de frota. Não deixe de assinar!