fbpx

Trailer e motorhome: descubra as diferenças

Trailer e motorhome são alternativas para quem tem o espírito viajante e quer viver sobre rodas, além de servirem como uma diferente opção turística. Os veículos que já estavam crescendo nos últimos anos ganharam um fôlego impulsionado pela pandemia.

Com as opções tradicionais de turismo diminuindo a marcha com a crise sanitária, muita gente trocou o hotel habitual por trailer e motorhome. Mas a ideia também pode fazer parte de um estilo de vida, com os adeptos apostando não só em uma forma de turismo, mas em uma vida nômade.

Seja para nomadismo ou turismo, vale saber entre trailer e motorhome qual é a melhor opção. A ideia do texto é contar a diferença entre os dois, revelar quais são os pontos fortes de cada um, como funcionam e para qual perfil cada um é indicado. Vamos lá?

O que é um trailer?

O trailer é uma espécie de reboque automotivo em que é possível dormir. Essa já é a primeira diferença em relação ao motorhome: o fato de que o trailer precisa ser puxado por um outro veículo, enquanto o motorhome já é o veículo em si. Assim, o modelo oferece uma alternativa aos hotéis e, em alguns casos, às próprias casas.

Os tipos variam. Se os mais básicos contam apenas com o suficiente para dormir, os avançados tentam reproduzir uma casa nos detalhes. Por isso, podem contar com cômodos, móveis e outros itens que trazem conforto. Os trailers costumam ser desenvolvidos com metal ou fibra.

O modelo é comum principalmente na América do Norte, Europa e em alguns lugares da Oceania. A origem dos veículos está associada ao povo cigano e aos artistas que viviam viajando e se apresentando em trailers puxados por cavalos.

Como um trailer funciona?

Os trailers mais avançados contam com sistemas elétricos, de entretenimento, fornecimento de gás, aparelhos de cozinha, sistemas de tanques de água e vários outros itens. Aqui, uma questão que conta é a durabilidade em relação ao peso. Um trailer de metal é mais resistente do que o de fibra, mas aumenta a tensão no veículo usado para o reboque.

O peso importa também na resistência do veículo de reboque, já que nem todos contam com classificação para isso. Os automóveis têm limites de carga que geram problemas quando excedidos. Aqui, existem cuidados de segurança como ver o funcionamento da fiação, das luzes de freio e piscas.

Mas dirigir um trailer envolve capacitação e adaptação na direção. Afinal, é preciso conduzir um objeto grande e até as manobras simples podem se tornar contraintuitivas. Uma forma de treino é conduzir em espaços abertos antes de pegar estradas, praticando curvas, frenagem e ré. Se o trailer for muito largo, você pode investir em retrovisores específicos.

O que é o motorhome?

Os motorhomes se diferenciam dos trailers por oferecerem as acomodações no próprio veículo, em vez de dependerem de um reboque acoplado. Os veículos têm espaços para dormir que podem acomodar até oito pessoas. Aqui, o conceito de casa móvel também é levado a sério, com a possibilidade de contar com equipamentos de cozinha.

Isso pode incluir, por exemplo, forno, fogão, pia, geladeira e por aí vai. Um banheiro compacto também pode fazer parte, com pia, vaso sanitário e chuveiro. Na parte da frente, o veículo conta com um espaço comum com banco de motorista e de passageiro. Alguns modelos têm um espaço maior para disposição dos assentos e arrumação.

Ainda é possível encontrar algumas opções de entretenimento, como sistemas com conexão de TV. Assim como os trailers, os motorhomes são invenções antigas. O primeiro modelo surgiu ainda nos anos 1910, por meio da fabricante norte-americana Pierce-Arrow. Mas o termo “motorhome” surgiria alguns anos depois.

Como o motorhome funciona?

O motorhome é mais complexo do que inicialmente parece. Aqui, os veículos dependem de sistemas de água, esgoto, propano, além de ar condicionado e, para algumas regiões, aquecedores. Alguns veículos contam com tanques de água doce e bombas específicas para sua circulação.

O sistema elétrico costuma funcionar em 120 volts e 12 volts. O primeiro caso é similar ao domeśtico, permitindo usar itens que demandam muita energia. Por exemplo, micro-ondas ou lâmpadas. Já o segundo, é renovável e funciona como a eletricidade dos carros comuns, permitindo algumas tarefas mais simples.

Se o motorhome conta com um sistema a propano, é possível contar com uma geladeira que funcione a 12 volts, auxiliada pelo gás. Mas seu uso é mais emergencial, apenas para quando a bateria de 120 volts não estiver funcionando. Os motorhomes também exigem adaptação na direção, principalmente para lidar com a dimensão e a visibilidade traseira.

Qual é o melhor para seu perfil?

Talvez você conheça a diferença entre trailer e motorhome, mas não saiba qual é a melhor opção para seu perfil. O primeiro ponto em que vale prestar atenção é no custo. Os trailers costumam ser mais baratos, já que são uma estrutura acoplada. Por contar com menos acessórios, a manutenção também é mais econômica.

O trailer ainda é isento de IPVA e tem um valor de seguro mais econômico. Por ser acoplado, você ainda pode trocar o veículo de reboque quando precisar. Em certas regiões, você pode desengatar o trailer e ter mais um veículo menos limitado. Já o motorhome, tem como vantagem a dirigibilidade, já que é mais estável.

Os modelos ainda são mais sofisticados do que os trailers e você pode viajar sem a necessidade de parar para transitar entre os dois veículos, já que fica tudo armazenado no mesmo lugar. Motorhomes de luxo chegam a contar com garagem acoplada e estrutura interna aconchegante.

Trailer e motorhome são alternativas para um estilo de vida viajante ou um turismo fora da curva. Mas vale analisar bem as opções, já que há algumas cujos preços ultrapassam o de imóveis tradicionais.

O critério é dobrado por ser simultaneamente uma casa e um carro. Mas caso você opte por uma vida nômade, não vai precisar estudar o bairro. Afinal, o endereço vai se define de acordo com o que o viajante quer.

Mas como em imóveis tradicionais, você vai precisar prestar atenção em pontos como tamanho e utilização. Se você quer aprender mais sobre viagens, TAGs, automóveis e pedágio, assine nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.