fbpx

Confira mais informações sobre o caminhão 3 eixos!

Os eixos têm um papel na estabilidade e no desempenho de um caminhão. Eles agem sobre o consumo, o motor e a potência. Também influenciam na distribuição e capacidade de carga. Aqui, o caminhão 3 eixos é uma alternativa para o transporte.

Para escolher um caminhão, precisamos estudar o modelo, a demanda de carga e a necessidade. As marcas podem equilibrar os custos e calcular a viabilidade do investimento com o apoio de uma boa gestão de frotas.

Gerir uma frota inclui cuidar de materiais, pessoas, custos de manutenção e o trabalho dos motoristas. Isso passa por estudar o investimento no caminhão de 3 eixos. Confira mais sobre como ele funciona nos próximos tópicos.

Quais são as principais características e tipos de caminhão de 3 eixos?

A diferença do caminhão 3 eixos para os outros é a presença de um terceiro conjunto de rodas, que fica na parte de trás. A função do terceiro eixo é trazer leveza ao transporte, graças à distribuição de peso.

O conjunto aumenta a estabilidade por diminuir o impacto nos pneus. É um sistema comum em modelos de grande porte. Entre os tipos de caminhão 3 eixos, aparecem:

  • a carreta, com cavalo mecânico simples;
  • a carreta cavalo trucado, com capacidade de carga maior, de até 48 toneladas.

O caminhão de 3 eixos tem até 12 pneus, sendo capaz de trazer agilidade aos transportes. Também é comum ouvir falar dele como “6×2” ou “truck”. Normalmente, há tração em um dos eixos traseiros e ele chega a 14 metros de extensão.

Quais são as vantagens do caminhão 3 eixos?

O caminhão 3 eixos tem algumas vantagens na gestão de frotas. É o caso de:

  • condução estável;
  • maior espaço para a distribuição de cargas;
  • economia na quantidade de viagens;
  • opções com carroceria aberta ou fechada;
  • armazenamento diverso.

No entanto, ponha na ponta do lápis para descobrir se a conta compensa. Um caminhão de 3 eixos acompanha consigo uma série de custos, como manutenção, combustível, depreciação, impostos e seguro. Aqui, vale fazer a conta de custo por quilômetro.

Um caminhão de 3 eixos normalmente vale a pena se você usá-lo de forma intensa. Os custos da ociosidade de frota são altos. Aqui, repare também em algumas limitações da lei, como a exigência da CNH categoria C para conduzi-lo.

Quais são os tipos de eixos de caminhão?

O eixo é a peça que liga os pares de roda. Sua função é ajudar na suspensão, fazendo com que o veículo se equilibre. A determinação do limite de carga e dos valores de pedágio se baseia na contagem de eixos. Entre os tipos de eixo, aparecem:

  • simples, feito para caminhões de transporte leve em centros urbanos;
  • duplo, ou “tandem”, usado no caminhão truck e permite volumes de até 20 toneladas;
  • triplo, comportando caminhões de grande porte, com até 12 pneus.

O valor dos pedágios aumenta de acordo com a quantidade de eixos. Já que a carga se calcula com base neles, o prejuízo que geram às estradas também é estimado assim. Por isso, o caminhão 3 eixos tem essa despesa mais alta.

Como ler a numeração dos caminhões?

Ao pesquisar sobre um caminhão, você talvez se depare com termos como “6×2”, “8×2” e “6×4”. O primeiro indica a quantidade de rodas. O segundo, quais delas têm tração. É a mesma lógica dos carros com tração nas quatro rodas, conhecidos como “4×4”.

No entanto, há algumas diferenças de acordo com o tipo de caminhão. Embora o primeiro número indique a quantidade de rodas, isso não acontece nos veículos com eixo de rodagem dupla, quando há dois pares de roda por eixo.

Essas rodas têm outro desenho, sendo unidas por parafusos. Outra diferença é o fato de caminhões com tração integral serem raros. Nos pesados, as rodas existem basicamente para suportar peso, sem tração. A tração robusta serve para usos específicos, como o de mineradoras.

Quais são os outros tipos de caminhão para frete?

Normalmente, os tipos de caminhão variam de acordo com a cubagem, dimensões e eixos. Há várias alternativas de caminhão para frete, como:

  • VUC;
  • caminhão semipesado;
  • caminhão pesado;
  • bitruck;
  • cavalo mecânico simples;
  • cavalo mecânico trucado;
  • bitrem ou treminhão;
  • rodotrem;
  • utilitários, como furgões e vans.

Para escolher o melhor tipo, confira o tipo de carga, as distâncias, os locais de entrega e o volume das cargas. Utilitários e VUC são úteis para quem procura um uso mais urbano, dentro do município.

Os que buscam entregar produtos que exigem um cuidado maior, podem optar por opções com variações de semirreboques. As necessidades de um produto comum são diferentes das de cargas refrigeradas, por exemplo.

Qual é a capacidade de peso e carga do 3 eixos em comparação com os outros?

O truck, ou caminhão semipesado, tem três eixos, sendo um simples na parte da frente e um duplo na traseira. Sua capacidade é de até 14 toneladas. As carretas com três eixos tem capacidade maior, de até 41,5 toneladas. 

A capacidade de peso e carga de outros caminhões inclui

  • Veículo Urbano de Carga, com capacidade de até 3 toneladas;
  • toco ou semipesado, com capacidade de até 6 toneladas;
  • carreta dois eixos, com capacidade de até 33 toneladas;
  • treminhão ou bitrem de 7 eixos, com capacidade de até 57 toneladas;
  • treminhão ou bitrem de 9 eixos, com capacidade de até 74 toneladas;
  • rodotrem, também com capacidade de até 74 toneladas.

Você pode consultar a tabela da ANTT caso tenha alguma dúvida.

Como preparar uma frota de caminhões?

Para organizar uma frota de caminhões, é preciso ter boas noções do seu uso. Um bom planejamento ajuda a evitar o crescimento desordenado dos gastos, o excesso de multas e o tempo de inatividade. 

Para cuidar disso, o trabalho envolve pôr em prática políticas empresariais, cuidar dos custos e garantir que os profissionais correspondem às exigências da lei. Considere cronogramas de auditoria, gestão de combustível e ativos, além do custo total de propriedade.

O caminhão 3 eixos, portanto, é uma opção robusta que serve para uma quantidade alta de carga. Por isso, serve para marcas com uma alta demanda de transporte. Se você quiser se aprofundar no assunto, veja o nosso post em que especificamos a capacidade de peso e carga dos caminhões!

Gostou? Compartilhe este conteúdo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro do universo dos pedágios.

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.